YoVDO

Monitorar um fluxo de trabalho de streaming ao vivo com o Amazon CloudWatch (Português) | Monitoring a Live Streaming Workflow with Amazon CloudWatch (Portuguese)

Offered By: Amazon Web Services via AWS Skill Builder

Tags

Amazon CloudWatch Courses Livestreaming Courses

Course Description

Overview

Save Big on Coursera Plus. 7,000+ courses at $160 off. Limited Time Only!

Visão geral do laboratório

Uma parte importante de qualquer fluxo de trabalho de vídeo é a capacidade de monitorar o status e a integridade de serviços de software e suas tarefas para detectar e corrigir problemas antes que prejudiquem o fluxo de trabalho. Isso é particularmente verdadeiro no streaming de vídeo ao vivo, já que não há como refazer a transmissão e o custo de um problema ou indisponibilidade pode ser enorme, em termos de receita, multas ou prejuízo à reputação.

Neste laboratório, você usará o Amazon CloudWatch para monitorar certos aspectos de um fluxo de trabalho de vídeo de streaming ao vivo.

Durante a configuração do laboratório, um modelo do AWS CloudFormation criará um fluxo de trabalho de streaming ao vivo, descrito abaixo.

1 O AWS CloudFormation cria um canal do AWS Elemental MediaLive, que recebe um stream de entrada de alta resolução.

2 O MediaLive comprime essa entrada em várias versões de baixa resolução que são adequadas para streaming pela Internet.

3 O MediaLive alimenta o AWS Elemental MediaPackage, que armazenará temporariamente o vídeo em cache e, depois, vai mandá-lo e disponibilizá-lo para os visualizadores mediante solicitação.

4 Em seguida, você configurará o Amazon CloudWatch para monitorar o fluxo de trabalho em pontos-chave.

Observação Na prática real, para atender a centenas, milhares ou milhões de visualizadores simultâneos, os streams de vídeo empacotados precisam ser distribuídos por meio de grandes redes de distribuição. Há muitas, como redes de entrega de conteúdo (CDNs), incluindo o Amazon CloudFront CDN. Para economizar tempo e para os fins deste laboratório, você não criará uma distribuição do CloudFront.

Informações adicionais: para obter informações sobre como criar manualmente um fluxo de trabalho de streaming ao vivo, conclua o laboratório autogerido “Building a Live Video Channel with MediaLive, MediaPackage and Amazon CloudFront (SPL-207)”.

Principais métricas para medir em um fluxo de trabalho ao vivo

Veja a seguir exemplos de métricas importantes a serem monitoradas em um fluxo de trabalho de streaming ao vivo.

  • Alterações no status de um canal do MediaLive: em alguns fluxos de trabalho, os canais são executados por durações muito longas (até mesmo 24 horas por dia, sete dias por semana), e é importante saber se um desses foi interrompido inadvertidamente. Os estados de status incluem starting (iniciando), running (em execução), stopping (interrompendo) e idle (ocioso).

  • Problemas ou possíveis problemas em um canal: o MediaLive gera alertas quando certas condições ocorrem em um canal, incluindo perda de entrada de vídeo, perda de entrada de áudio e saída abaixo do tempo real, entre outros. Seria vital saber se alguma delas está ocorrendo o mais cedo possível.

  • Input to MediaLive (Entrada para o MediaLive): para os serviços de mídia da AWS, esse é o início do fluxo de trabalho, e é vital sinalizar todas as interrupções ou falhas no estágio de entrada o mais cedo possível.

  • MediaLive output to MediaPackage (Saída de MediaLive para MediaPackage): é importante obter avisos de mudanças (como descartes na saída de MediaLive) para que você possa intervir antes que seja tarde demais.

  • Input to MediaPackage (Entrada para MediaPackage) (referida como ingresso): não basta apenas monitorar a saída do MediaLive, também é preciso verificar se o MediaPackage está realmente recebendo uma entrada e a que taxa.

  • MediaPackage output (Saída do MediaPackage) (referida como egresso): esta é outra área vital de monitoramento; é o estágio em que os serviços de mídia da AWS passam o conteúdo para o próximo sistema downstream, como uma CDN.

Objetivos

Ao final deste laboratório, você será capaz de fazer o seguinte:

  • Criar notificações com base em alertas do MediaLive e alterações de status do canal
  • Criar métricas para medir a entrada e a saída do MediaLive
  • Criar métricas para medir a entrada e a saída do MediaPackage
  • Criar um painel para visualizar essas métricas
  • Manipular o fluxo de trabalho e observar os resultados no CloudWatch

Pré-requisitos de conhecimentos técnicos

Este laboratório foi desenvolvido com base em um fluxo de trabalho de streaming ao vivo criado no laboratório autogerido de Building a Live Video Channel with MediaLive, MediaPackage and Amazon CloudFront (SPL-207).

Para concluir este laboratório com êxito, você deve estar familiarizado com os procedimentos básicos de criação de um fluxo de trabalho de streaming ao vivo usando os Serviços de mídia do AWS Elemental, incluindo:

  • Conexão de uma entrada de MediaLive a um canal MediaLive
  • Configuração de um canal MediaLive
  • Configuração de um canal MediaPackage
  • Reprodução de vídeo de um canal MediaPackage

Você também deve estar familiarizado com a navegação básica do AWS Management Console.


Tags

Related Courses

Complete Facebook Live Course: How I Reach 1,000,000+ People
Udemy
Live Streaming with Azure Media Services
Pluralsight
Creating and Managing a YouTube Channel
LinkedIn Learning
Creating and Managing a YouTube Channel (2018)
LinkedIn Learning
Learning Personal Branding
LinkedIn Learning