Como criar com bancos de dados do Amazon DocumentDB (Português) | Building with Amazon DocumentDB Databases (Portuguese)
Offered By: Amazon Web Services via AWS Skill Builder
Course Description
Overview
Visão geral
Ao usar serviços como o Amazon RDS e bancos de dados do Amazon Aurora, é possível fazer o lift-and-shift do banco de dados relacional existente dos servidores locais para a AWS. À medida que o tamanho dos dados cresce, a complexidade de gerenciar um sistema tradicional de gerenciamento de banco de dados relacional (RDBMS) também aumenta. Para acompanhar o tamanho e a variedade de dados crescentes, além das demandas de recuperação rápida de dados, é importante considerar o uso de um banco de dados não relacional (às vezes chamado NoSQL).
Bancos de dados não relacionais: os bancos de dados não relacionais usam diversos modelos de dados para acessar e gerenciar dados, como documento, gráfico, chave-valor, na memória e pesquisa. Esses tipos de banco de dados são otimizados especificamente para aplicativos que exigem modelos de grande volume de dados, baixa latência e flexibilidade. Esses requisitos são atendidos mediante o relaxamento de algumas restrições de consistência de dados de outros bancos de dados.
Neste laboratório, você examinará uma abordagem para converter um modelo de dados relacional em um modelo de dados não relacional e importar os dados convertidos para o Amazon DocumentDB (compatível com o MongoDB). Você executará consultas complexas para atender aos objetivos de negócios. Você também investigará as opções de monitoramento de backup e desempenho.
Amazon DocumentDB: o Amazon DocumentDB foi projetado desde o início para oferecer o desempenho, a disponibilidade e o dimensionamento necessários para operar cargas de trabalho de missão crítica que usam o MongoDB em grande escala. O Amazon DocumentDB implementa as APIs de código aberto do MongoDB 3.6 e 4.0 do Apache 2.0, emulando as respostas que um cliente do MongoDB espera de um servidor do MongoDB. Dessa forma, você pode usar os drivers e as ferramentas atuais do MongoDB com o Amazon DocumentDB. No Amazon DocumentDB, o armazenamento e a computação são desacoplados e podem dimensionar de forma independente um do outro. Você pode aumentar a capacidade de leitura para milhões de solicitações por segundo, adicionando até 15 réplicas de leitura de baixa latência para qualquer volume de dados em apenas alguns minutos. O Amazon DocumentDB foi projetado para oferecer disponibilidade de 99,99% e replica seis cópias dos seus dados em três Zonas de Disponibilidade da AWS.
Objetivos
Depois de concluir este laboratório, você será capaz de:
- Avaliar dados relacionais e não relacionais
- Carregar e verificar dados no Amazon DocumentDB
- Executar consultas complexas para atender aos objetivos de negócios
- Monitorar a integridade e a performance do Amazon DocumentDB
- Restaurar um banco de dados do Amazon DocumentDB por meio de um backup
Pré-requisitos
Este laboratório requer:
- Acesso a um computador com Wi-Fi e Microsoft Windows, macOS X ou Linux (Ubuntu, SuSE ou Red Hat).
- Observação: você pode usar um tablet ou um iPad para acessar essas orientações no console do laboratório.
- Um navegador da Internet, como Chrome, Firefox ou Internet Explorer 9, ou versão superior.
- Observação: versões anteriores do Internet Explorer não são compatíveis.
- Um cliente SSH, como PuTTY.
Pré-requisitos de conhecimentos técnicos
Para concluir este laboratório, você deve ter familiaridade com:
- Navegação básica do console de gerenciamento da AWS.
- Compreensão dos conceitos de banco de dados, MySQL e disponibilidade de banco de dados.
Duração
Este laboratório leva 60 minutos para ser concluído.
Serviços da AWS não usados neste laboratório
Neste ambiente de laboratório, os serviços da AWS que não forem usados serão desativados. Além disso, os recursos dos serviços usados neste laboratório são limitados ao que ele exige. Se você acessar outros serviços ou executar ações diferentes das que fazem parte deste guia de laboratório, haverá erros.
Ambiente do laboratório
O ambiente de laboratório já inclui componentes necessários, como instâncias do Amazon EC2, funções do AWS Identity and Access Management (IAM) e um banco de dados do Amazon DocumentDB. O laboratório contém instruções para revisar o código, configurar as variáveis necessárias e executar os scripts, para que você possa configurar esses componentes quando necessário.
As instâncias de banco de dados são colocadas em diferentes zonas de disponibilidade dentro de sub-redes privadas, e uma instância do Amazon EC2, que atua como CommandHost, é provisionada em uma sub-rede pública com acesso à Internet. Para acessar o banco de dados, primeiro você deve se conectar ao CommandHost e, em seguida, conectar-se às instâncias do banco de dados via porta 27017. As consultas também serão executadas usando as funções do Amazon API Gateway e do AWS Lambda, que foram provisionadas para você. O AWS Secrets Manager também foi configurado para armazenar as credenciais do Amazon DocumentDB.
Tags
Related Courses
MongoDB for DevelopersMongoDB University Data Wrangling with MongoDB
MongoDB via Udacity Intro to Point & Click App Development
Salesforce via Udacity SAP Business Suite powered by SAP HANA
SAP Learning Desarrollo de Aplicaciones Web: Conceptos Básicos
University of New Mexico via Coursera